Suporte em TI - Uma visão geral

O suporte em técnologias de informação refere-se a serviços prestados a indivíduos ou organizações no que diz respeito ao uso da tecnologia de forma eficaz, desde a ajuda em questões técnicas até à oferta de orientação e garantia do bom funcionamento de sistemas informáticos, software e redes. Profissionais de suporte em tecnologias de informaçãoo, como técnicos de help desk ou especialistas de suporte técnico, desempenham um papel essencial na manutenção da eficiência e produtividade nas empresas. O suporte em tecnologias de informação visa dar resposta às queixas dos utilizadores e aos problemas técnicos de forma rápida e eficiente, como a resolução de problemas de hardware e software, a instalação de actualizações ou a prestação de assistência na configuração de sistemas, a oferta de formação ou documentação aos utilizadores e muito mais. A prestação deste apoio essencial permite que utilizadores ultrapassem os obstáculos técnicos de forma mais eficiente e atinjam seus objectivos de forma rápida.

Por quê suporte em TI ?

É sempre relavante e são vários os motivos para ter um técnico de suporte em tecnologias de informação ou a contratação de serviços similares dentro do sector empresarial. Abaixo listamos alguns pontos importantes:
Técnicos desta área dão de forma rápida suporte as empresas com vista a reduzir o tempo de inactividade causados por problemas técnicos, sejá pelo mau funiomamento dos sistemas ou falhas dos dispositivos informáticos.
Prever e antecipar problemas técnicos de modo a garantir que recursos tecnológicos estejam a funcionar na sua capacidade máxima, ajudando empresas a simplificar processos, melhorar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade.
Garantir a confiabilidade, integridade e disponibilidade dos dados e não só, criar soluções que ajudam a minimizar os riscos de perda de dados para garantir a continuidade da actividade em circunstâncias inesperadas assim também como manter uma cópia de segurança e recupareçao dos dados.
Envolver os funcionários com vista a desenvolver uma confiança entre estes e a infraestrutura de TI da empresa aumentando o seu moral, taxas de produtividades e serviços de maior qualidade.

Tipos de Suporte em TI

O Suporte em TI tem como objectivos a orientação especializada, experiência na resolução de problemas, capacidade de resolução de problemas, assistência na reparação de falhas, bem como segurança de conetividade de rede, garantindo que as empresas funcionam eficazmente no panorama digital. Aqui listamos as especializações de Suporte em TI:

  • Suporte Help Desk : gerido por técnicos do serviço de assistência, estes prestam este tipo de apoio respondendo aos pedidos submetidos por utilizadores de forma a resolver problemas técnicos através de vários canais, como o telefone, o correio eletrónico e o chat. Também prestam assistência de primeira linha durante a resolução de problemas, antes de os encaminhar, se necessário, para equipas especializadas.
  • Assistência Directa (On-Site Support) - Este tipo de apoio envolve a visita física ao local do utilizador para resolver problemas técnicos que não podem ser geridos remotamente, tais como reparações de hardware, instalações de software, resolução de problemas de rede ou actualizações do sistema.
  • Suporte Remoto - este tipo de suporte permite que especialistas em TI diagnostiquem e resolvam problemas dos utilizadores à distância, utilizando várias ferramentas de acesso remoto. Assim, poupam tempo e recursos no processo. Os técnicos também são capazes de diagnosticar remotamente as necessidades de manutenção do sistema, bem como dar orientações.
  • Suporte a aplicações (programas) - O suporte de aplicações fornece assistência e aconselhamento sobre questões relacionadas com software, como a instalação de programas e a resolução de erros. Também envolve a prestação de orientação relativamente à utilização ou às necessidades de personalização de aplicações existentes. 

Suas reponsabilidades podem diferir de acordo com aquilo que é a perspectiva do negócio, mas existem as mais comuns atribuidas ao um técnico de suporte de TI que resumem-se em resuloção de problemas e falhas, manutenção e actualização de sistemas, gestão de incidentes, monitoria e prevenção proactiva, e por fim a formação do utilizador e documentação.

Por onde começar ?

As tecnologias de informação estão em constante evolução, sendo uma necessidade para todo técnico da área acompanhar esta evolução e se adaptar o mais rápido possivel de forma a estar sempre a 1 passo adiantado. E de facto só poderá dar suporte caso tenha conhecimento na área, e não só, a experiencia poderá garantir mais firmeza durante o desempenho das actividades relacionadas. Vamos aqui mencionar 3 aspectos fundamentais para quem deseja se tornar um técnico de suporte em TI, a destacar:

  • Conhecimento em infraestrutura de TI -  que refere-se a um conjunto de hardware, software, redes e serviços utilizados para satisfazer os requisitos das tecnologias de informação de uma organização. Inclui componentes físicos e virtuais essenciais para o seu bom funcionamento e para o cumprimento bem sucedido dos objectivos. A infraestrutura de TI engloba varias componenets das quais o futuro técnico deverá se envolver: hardware, software, redes, servidores e data centers, virtualização e serviços na nuvem.
  • Conhecimento em sistemas operativos - o técnico deve focar-se em princiapis componentes, tais como: alocação de recursos, gestão de processos, gestão de armazenamento, administração, configuração e segurança.
  • Conhecimento sobre redes: que refere-se à prática de interligar computadores e dispositivos para a comunicação de dados e a partilha de recursos, e compreender os principais conceitos de rede, tais como: dispositivos de rede, topologias de rede, largura de banda, protocolos de rede, etc...
 continua...

Comentários