Comando essenciais do Linux: "cd"
Para navegar pelos arquivos e directórios no Linux, usa-se o comando cd. Como opção, este comando requer o caminho completo ou o nome do directório, dependendo do directório de trabalho actual em que o usuário se encontra.
Executar o comando cd por si só, sem quaisquer opções adicionais não tem efeito algum uando nos encontramos no directório /home/actual-user. Vejamos a imagem abaixo, onde primeiro verificamos o directório em que nos encontramos usando o comando pwd, de seguida executamos o comando cd com sucesso embora sem alguma saída visível no terminal e por fim verificamos novamente o directório, percebemos que nos encontramos ainda no mesmo directório.
Podemos saltar do directório actual para qualquer outro directório. Por exemplo, ao executar apenas o comando ls são listados dos directórios e ficheiros dentro do directório actual. Para saltar ou se mover para estes directórios, basta executar o comando cd de seguida o nome do directório.
Para retornar ao directório do /home/actual-user, basta executar apenas o comando cd ou comando o comando cd com a opção ~.
Para mover do directório actual para o directório raiz do sistema usamos o comando cd com a opção / (barra inclinada).
Usa-se também a opção .. (dois pontos seguidos) como opção para mover para o primeiro directório acima.
A opção .. pode ser usada para aceder a um número n de directório acima. Por exemplo ../../../, move para 3 directórios acima.
Comentários