Comando essenciais do Linux: "cat"

Cat (abreviatura de concatenate) é um dos comandos mais utilizados no Linux. É utilizado para listar o conteúdo de um ficheiro na saída padrão (sdout). Para executar este comando, escreve-se cat seguido do nome do ficheiro (incluindo a sua extensão). Por exemplo: cat ficheiro.txt.

É também possivel exibir o canteúdo de multiplos ficheiros, desde que estes sejam colocados um seguindo o outro: cat ficheiro1.txt ficheiro2.txt 

A opção -n ou --number é usada para enumerar as linhas na sáida, sem ignorar linhas em branco, enquanto que a opção -b ou --number-nonblank é usada para enumerar as linhas na saida, ignorando as linhas em branco.
Repare na imagem abaixo, são exibidas as saidas dos ficheiros Moz_Capitais1.txt e Moz_Capitais2.txt. Note que na saída do ficheiro Moz_Capitais2.txt existe uma linha em branco entre as linhas Centro e Norte.

Usando a opção -n ou --number, a linha em branco para a saída no ficheiro Moz_Capitais2.txt será também enumerada.

Enquanto que para as opções -b ou --number-nonblank, a linha em branco para a saída no ficheiro Moz_Capitais2.txt não será enumerada. 


Agora repare no ficheiro Moz_Capitais3.txt, é possivel notar que entre as linhas Centro e Norte existe um número considerável de linhas em branco. Estas linhas em branco repetidas podem ser supridas usando a opção -s ou --squeeze-blank.

O comando cat permite imprimir a saída de um ficheiro para um ficheiro novo, usando a sintax cat ficheiro_antigo > ficheiro_novo

É também possível anexar conteúdo de um ficheiro num outro ficheiro usando a sintax cat ficheiro1.txt >> ficheiro2.txt

Pode-se também concatenar ficheiros em novo ficheiro usando a sintax cat ficheiro1.txt ficheiro2.txt > novo_ficheiro.txt.

Note que o ficheiro não necessariamente precisa ser txt, apenas usamos aqui como exemplos. 

Comentários