Comando essenciais do Linux: "tac"
tac é um comando do Linux que permite visualizar ficheiros linha por linha, começando pela última linha (o tac não inverte o conteúdo de cada linha individual, apenas a ordem em que as linhas são apresentadas.) A designação tac é uma analogia ao comand cat. A sua sintaxe é tac nome_do_ficheiro.
Vejamos abaixo o conteúdo do ficheiro clubes_de_futebol.txt usando comando cat.
Agora vejamos abaixo o conteúdo do ficheiro clubes_de_futebol.txt usando o comando tac.
É possivel perceber que a saída foi invertida, ou melhor, as linhas foram ivertidas. A primeira agora é a última e a última linha, a primeira.
Pode-se usar a opção -b quando tem na sua entrada múltiplos ficheiros, que ajuda a colocar um separador (uma linha em branco) entre os conteúdos dos ficheiros, assim como no início da saída.
Ainda para múltiplos ficheiros, usa-se também a opção -r, onde o separador (a linha em branco anteriormente mencioanada) será interpretado como uma expressão regular. Note também que não se direfe muito de usar o comando tac com múltiplos ficheiros sem nenhuma opção adiconal.
Note que, para ficheiros cujos conteúdo é composto por parágrafos, cada parágrafo é considerado como uma linha, sendo invertido apenas a ordem dos parágrafos e não das linhas de cada parágrafo.
Vejamos abaixo o conteúdo do ficheiro Mozambique.txt usando o comando cat.
Podemos notar que o conteúdo é um texto com 3 parágrafos. Ao usar as opções -b ou --number-nonblank, podemos notar que a saída do ficheiro apresenta simplesmente 3 linhas.
Por isso, ao usar o comando tac, apenas será invertida a ordem dos parágrafos e não das linhas dos parágrafos.
Comentários