Sys Admin (ep. 00, parte 2) - CentOS (download e instalação)

Para os nossos tutoriais, estaremos a usar o VMware (veja a nossa publicação através deste link) e o CentOS Stream baixado a partir do osboxes.org (por favor leia um pouco sobre este site através deste link).

Passo a passo pra baixar o centOS

1. Aceder o osboxes.org, clicar no VM IMAGES, depois VMware Images (para quem já vinha usando o VirtualBox, que continue desde que se sinta confortavél em acompanhar os nossos tutoriais usando essa opção).

2. Após seguir o passo acima com sucesso, será direcionado para a página que contém os links para descarregar os sistemas oprativos diponíveis no site. Note que nestá página os sistemas operativos estão listados em ordem alfabética, é so uma questão de descer um pouco até encontrar o CentOS. Note ainda que, apos clicar em CentOS, duas opções estão disponíveis, a primeira é o link para descarregar o sistema já pré-construído e o segundo é o link que direciona ao site official The CentOS Project. Descarregue a a imgem VMDK.

3. Selecionar VMware e baixar a versão Server 64-bit.
 

 
4. Após decarregar a imagem, descompacte e armazene-a num directório seguro.

Passo a passo para correr o OS no VMWare

1. O primeiro passo claro é correr o VMware (note que ainda tenho o VMware WorkStation Player a correr, embora descontiuado).
 

 2. O passo a seguir é clicar em Create a New Virtual Machine.
 

 3. Escolha a opção I will Install the Operating System Later
 

4. Para Guest Operating System selecione Linux, e para version selecione CentOS version 5 and earlier 64-bit.


5 - Atribuir um nome aleatório e escolher a localização (o melhor sempre é deixar a localizção padrão)

6 - Atribuir a capacidade máxima de espaço que o sistema ira ocupar ao longo do tempo e selecionar o modo de armazenamento, e para o tipo de armazenamento aconselhamos a seguir pela segunda opção que split virtual disk into multiple files (sendo estes dois passos não muito importante, porque em algum momento vamos apagar esta configuração).
 
7 - Customizar o hardware para sistema (este passo vamos apenas aumentar a mémoria para 4GB e número de processadores para 4, o resto das configurações ficam por pardrão, sendo opcional customizar ao seu critério.)



8 - Por fim, vamos pegar o ficheiro vmdk que acabamos descarregar e associa-lo a maquina virtual recentimente criada. Este passo, envolve, eliminar o Hard Disk Já existente e adicionar outro associando o ficheiro vdmk ao Hard Disk.
8.1. Eliminar o Hard Disk.

 8.2 - Adicionar Hard Disk.
 
 



Procurar pelo ficheiro vmdk e seleciona-lo, e por fim clicar em finish.


Por fim, ligamos a maquina.
 
 
E após a maquina estiver completamente ligada, nos será apresentada a tela de login onde usamos o usuário root e palavra-passe osboxes.org, que são as credenciais por padrão dos sistemas pré-construídos pela Osboxes. Aconselhamos a nunca usar estes sistemas em ambientes de produçào.
 


Comentários