VMware (uma ferramenta para virtualização de sistemas)


A VMware é uma empresa de referência no mundo da computação em nuvem e virtualização, amplamente considerada como pioneira do sector, que transformou a forma como as empresas utilizam seus recursos de hardware. Fundada em 1998, criou essencialmente o mercado da virtualização de servidores x86, permitindo que um único servidor físico execute vários sistemas operativos simultaneamente, mais conhecidas como máquinas virtuais (VMs).
A VMware (como empresa) oferece varios produtos tais como o vSphere Hypervisor (ESXi), VMware Cloud Foundation (VCF), VMware Workstation ( Windows/Linux), VMware Fusion (macOS), End-User Computing (EUC), entre outros produtos. Para etá publicação em particular vamos abordar sobre o WMware Workstation, produto este que vamos usar em muitas das nossas publicações futuras para simular sistemas operativos onde faremos os nossos tutoriais/aulas.

Recentimente (em 2023), a VMware foi adquirida pela Broadcom Inc. (uma gigante global de tecnologia que projecta e comercializa semicondutores e software de infraestrutura), com que então a Broadcom agora é proprietária da VMware e está a executar uma estratégia rápida e agressiva para transformá-la numa unidade de negócios mais simplificada e lucrativa.

Ate há um tempo existiam duas versões Workstation do VMware, a versão Player (recentimente descontinuada) e a versão Pro.
O VMware Workstation Player é um hipervisor simplificado e gratuito para uso pessoal, projetado para executar uma única máquina virtual. É perfeito para estudantes, utilizadores ocasionais e qualquer pessoa que precise iniciar ocasionalmente um sistema operativo pré-configurado, enquanto que o VMware Workstation Pro é versão paga e super profissional, repleta de funcionalidades para criar, gerir e orquestrar ambientes complexos com várias máquinas virtuais. É a ferramenta preferida de programadores, testadores de controlo de qualidade e administradores de sistemas.

A descontinuação do VMware Workstation Player foi/é uma mudança significativa resultante directamente da aquisição da VMware pela Broadcom. Essa mudança fez parte de uma estratégia corporativa mais ampla para simplificar radicalmente o portfólio de produtos da VMware, que antes era vasto e complexo. Sob a nova estrutura, o modelo antigo de oferecer um produto gratuito separado com recursos limitados (Player) e um produto profissional pago separado (Workstation Pro) foi completamente descontinuado.

Nos dias actuais encontramos um e único produto, que é a versão Pro dividida em dois modelos. O primeiro modelo é uma licença de uso pessoal gratuito, que concede aos utilizadores individuais o direito de usar o software Workstation Pro completo e com todos os recursos, sem custos, para fins não comerciais. Isso significa que estudantes, entusiastas e singulares agora têm acesso gratuito a recursos avançados que antes estavam bloqueados por um paywall, como a capacidade de criar vários snapshots, clonar máquinas virtuais e executar várias VMs simultaneamente.
O segundo modelo é é baseado numa subscrição comercial Paga, exigindo que empresas e organizações adquiram uma licença para utilizar o mesmo software em qualquer ambiente profissional ou comercial. Com que então, actualmente existe apenas uma versão na qual suas funcionalidades são desbloqueadas com base no tipo de licença adquirida.

Quero antes aqui lembrar que a maioria dos nossos tutoriais serão feitos sobre o sistema Ubuntu que é uma distribuição Linux, que não tem diferença alguma com a versão para Windows. Abaixo deixo dois links (youtube) com tutorial para baixar e instalar o VMware tanto no Linux assim como Windows.
Download e instalação no Windows
Download e instalação no Linux

Comentários