TCP e UDP
TCP (Transmission Control Protocol) e UDP (User Datagram Protocol) são dois
protocolos fundamentais da camada de transporte usados em redes de
computadores para facilitar a comunicação entre dispositivos pela Internet ou
dentro de uma rede local. São responsáveis por dividir os dados em pacotes
para transmissão e, em seguida, remontar esses pacotes nos dados originais no
lado receptor. No entanto, eles diferem em suas características e casos de
uso.
Em suma, o TCP prioriza a fiabilidade e a entrega ordenada, tornando-o adequado para aplicações que exigem precisão de dados, enquanto o UDP enfatiza a velocidade e a eficiência, tornando-o apropriado para aplicações em que pequenas perdas de dados ou reorganização da ordem são aceitáveis em troca de menor latência. A escolha entre TCP e UDP depende dos requisitos específicos da aplicação ou serviço que está a ser utilizado.
TCP
É um protocolo orientado a conexão que fornece uma entrega de dados fiável e ordenada entre dispositivos. O TCP é um dos protocolos que encapsula dados em pacotes. Em seguida, transfere-os para o extremo remoto da ligação usando os métodos disponíveis nas camadas inferiores. Na outra extremidade, ele pode verificar se há erros, solicitar que certas partes sejam reenviadas e remontar as informações em uma parte lógica para enviar para a camada de aplicação. O protocolo estabelece uma conexão antes da transferência de dados usando um sistema chamado three-way handshake. Essa é uma maneira de as duas extremidades da comunicação reconhecerem a solicitação e concordarem com um método para garantir a confiabilidade dos dados. Após o envio dos dados, a ligação é encerrada usando um four-way handshake semelhante. O TCP é o protocolo escolhido para muitos dos usos mais populares da Internet, incluindo WWW, FTP, SSH e e-mail.UDP
É um protocolo popular tanto quanto o TCP e também é implementado na camada de transporte. A diferença fundamental entre o UDP e o TCP é que o UDP oferece uma transferência de dados não confiável. Ele não verifica se os dados foram recebidos na outra extremidade da conexão. Isso pode parecer algo negativo e, para muitos fins, é mesmo. No entanto, também é extremamente importante para algumas funções. Não é necessário esperar pela confirmação de que os dados foram recebidos e ser forçado a reenviar os dados. UDP é muito mais rápido do que o TCP, não estabelece uma ligação com o host remoto, simplesmente envia os dados para esse host e não se importa se eles são aceites ou não. Como o UDP é uma transação simples, ele é útil para comunicações simples, como consultas a recursos de rede. Ele também não mantém um estado, o que o torna óptimo para transmitir dados de uma máquina para muitos clientes em tempo real. Isso o torna ideal para VOIP, jogos e outras aplicações que não podem ter atrasos.Em suma, o TCP prioriza a fiabilidade e a entrega ordenada, tornando-o adequado para aplicações que exigem precisão de dados, enquanto o UDP enfatiza a velocidade e a eficiência, tornando-o apropriado para aplicações em que pequenas perdas de dados ou reorganização da ordem são aceitáveis em troca de menor latência. A escolha entre TCP e UDP depende dos requisitos específicos da aplicação ou serviço que está a ser utilizado.

Comentários