TCP e UDP (port numbers)


Existem muitos serviços aos quais acedemos através da Internet ao longo do dia. DNS, web, e-mail, FTP, IM e VoIP são apenas alguns desses serviços fornecidos por sistemas cliente/servidor em todo o mundo. Esses serviços podem ser fornecidos por um único servidor ou por vários servidores em grandes centros de dados.
Quando uma mensagem é entregue usando TCP ou UDP, protocolos e serviços solicitados são identificados por um número de porta. Uma porta é um identificador numérico dentro de cada segmento que é usado para rastrear conversas específicas entre um cliente e um servidor. Todas mensagens enviadas por um host contêm uma porta de origem e uma porta de destino.
Quando uma mensagem é recebida por um servidor, é necessário que o servidor seja capaz de determinar qual serviço está a ser solicitado pelo cliente. Clientes são pré-configurados para usar uma porta de destino que está registada na Internet para cada serviço. Um exemplo disso são clientes de navegadores Web, que são pré-configurados para enviar solicitações a servidores Web usando a porta 80, a porta bem conhecida para serviços Web HTTP.

As portas são atribuídas e geridas por uma organização conhecida como Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN). As portas são divididas em três categorias e variam em número de 1 a 65535:
Mais populares (bem conhecidas) - portas de destino associadas a aplicações de rede comuns são identificadas como portas bem conhecidas. Estas portas estão na gama de 1 a 1023.
Portas registadas - portas 1024 a 49151 podem ser utilizadas como portas de origem ou de destino. Estas podem ser utilizadas por organizações para registar aplicações específicas, tais como aplicações de mensagens instantâneas.
Portas privadas - portas 49152 a 65535 são frequentemente utilizadas como portas de origem. Estas portas podem ser utilizadas por qualquer aplicação.

Algumas aplicações podem utilizar tanto TCP como UDP. Por exemplo, o DNS utiliza UDP quando clientes enviam pedidos para um servidor DNS. No entanto, a comunicação entre dois servidores DNS utiliza sempre TCP.

Ligações TCP inexplicáveis podem representar uma grande ameaça à segurança, podem indicar que algo ou alguém está ligado ao computador local. Às vezes, é necessário saber quais ligações TCP activas estão abertas e em execução num computador em rede.

Comentários