Comandos Linux para networking: "nmcli" (activar, desactivar, e editar conexões)

Neste tutorial prático, vamos usar o nmcli para gerir activamente conexões de rede. Vamos aprender comandos essenciais para activar e desactivar ligações existentes, controlando a disponibilidade da rede em tempo real. Em seguida, avançaremos para a modificação das propriedades das configurações existentes. Estas são as três das cinco operações principais é fundamentais para assumir o controlo total da rede de um sistema através do terminal.
 
Comecemos por ver como desactivar e activar uma inteface. No nosso artigo anterior vimos varias maneiras de como verificar detalhes das interfaces de rede, e a quando dessas operaçÕes nos deparamos com alguns detalhes tais como TYPE, UUID, NAME, DEVICE, entre outros. basicamente estes 4 detalhes encontramos quando usamos o comano nmcli connection show.
Um destes detalhes (NAME) é usado para as operações de activar e desactivar as interfaces. Vejamos abaixo.

Desactivamos a interface com sucesso. Vamos agora seguir a mesma ideia acima e activar a interface. Vejamos abaixo.

Em vez de NAME, também podemos usar o detalhe DEVICE para activar e desactivar uma interface.  Vejamos abaixo, na primeira imagem corremos o comando para desactivar a intreface ens33 e na segunda imagem fazemos o processo inverso, que é activar a interface.


Nota: o comando nmcli connection down desactiva uma conexão de um dispositivo sem impedir que este seja activado novamente de forma automática, enquanto que comando nmcli device disconnect desconecta um dispositivo e impede a activação automática de novas ligações sem intervenção manual. 

Modifcar propriedades de uma conexão

Propriedades das conexões podem ser modificas. Vamos aprender como modificar algumas das proriedades das conexẽs existentes.
No exemplo da imagem abaixo alteramos o MTU (Maximum Transmission Unit) da conexão neplan-ens33 de 1600 para 1500. A alteração foi feita da seguinte forma:
  • primeiro verificamos o MTU em uso. Note que neste comando, filtramos os campo, escolhendo apenas 3, sendo o MTU um deles.
  • seguimos correndo o comando que altera o MTU para 1500, foi mencionado o parâmetro ethernet.mtu seguido deste novo valor de MTU.
  • e para que a acção anterior tivesse efeito imediato, foi necessário reiniciar o serviço NetworkManager.
  • por fim, voltamos a verificar os detalhes da interface e é possível notar que o MTU foi alterado com sucesso.

Vamos seguir a mesma ideia anterior e trocar o nome da conexão. Para esse efeito usamos connection-name ou de forma abreviada, con-name.

Ou usar a propriedade connection.id que que corresponde ao nome da conexão, cuja sua forma abreviada é con.id.
  
Nos exemplos das imagens acima, alteramos o nome da conexão de neplan-ens33 para ens33. Quase todas proriedades de uma conexão podem ser alteradas.
 
Para listar todas propriedades de uma conexão, usamos o comando nmcli connection show seguido do nome da conexão.

Comentários