Sys Admin (ep. 06, parte 2) - Gestores de Pacotes (Comando RPM)

No centro de todas as distribuições Linux baseadas em Red Hat, como CentOS, Fedora e Rocky Linux, está o comando rpm, a ferramenta fundamental para interação direta com pacotes de software. Usado para instalar, consultar, verificar e gerir arquivos de software .rpm individuais com precisão. este utilitário de baixo nível oferece um controlo detalhado, que permite inspecionar o conteúdo dos pacotes, verificar versões e confirmar a integridade do software instalado. Todos metadados para essas operações são meticulosamente rastreados em um banco de dados RPM central, que é armazenado no diretório /var/lib/rpm. Vamos neste turotial entender como usar o comando rpm e adquirir habilidades essenciais para gestão de software (pacotes) e solucionar problemas nos sistemas.

Vejamos os três comandos abaixo. O primeiro lista todos pacotes instalados no sistemas, o segundo lista todos pacotes instalados no sistemas organizados pela data de instalação e terceiro faz a contagem de todos pacotes instalados.




Tomenos em conta o UFW, cujo foi anteriormente instalado no sistema (episódio 1, parte 8). Estaremos a usar o UFW para exemplificar o comando rpm.
E vamos logo começar por verificar se o pacote UFW está de facto instalado. Vejamos as imagens abaixo.


Verificar detalhes de um pacote.


Listar todos ficheiros instalados por um pacote.
 

Listar apenas os ficheiros de configuração de um pacote.


Listar ficheiros de documentação de um pacote. 


Listar dependências exigidas por um pacote. 


Procurar um pacote pelo nome.

Porcurar pelo pacote que instalou um ficheiro.

Comentários