DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol (parte 1)
O DHCP é um serviço de rede que permite que computadores host recebam automaticamente configurações de um servidor, ao invés vez de configurar manualmente cada host da rede. Os computadores configurados para serem clientes DHCP não têm controlo sobre as configurações que recebem do servidor DHCP, e a configuração é transparente para o utilizador do computador. As configurações mais comuns fornecidas por um servidor DHCP aos clientes DHCP incluem: endereço IP e máscara de rede, endereço IP do gateway, endereços IP dos servidores DNS.
A vantagem de usar DHCP é que quaisquer alterações na rede, como uma mudança no endereço do servidor DNS, só precisam ser feitas no servidor DHCP, e todos hosts da rede serão reconfigurados na próxima vez que se conectarem ao servidor DHCP. Como vantagem adicional, também é mais fácil integrar novos computadores na rede, pois não há necessidade de verificar a disponibilidade de um endereço IP. Os conflitos na atribuição de endereços IP também são reduzidos.
Atribuição manual (endereço MAC)
Este método utiliza DHCP para identificar o endereço de hardware exclusivo de cada placa de rede conectada à rede e, em seguida, fornece uma configuração estática sempre que o cliente DHCP faz uma solicitação ao servidor DHCP usando esse dispositivo de rede, de forma a garantir que um endereço específico seja atribuído automaticamente a essa placa de rede, com base no seu endereço MAC.Atribuição dinâmica (pool de endereços)
Neste método, o servidor DHCP atribui um endereço IP a partir de um conjunto de endereços (por vezes também chamado de intervalo) por um período de tempo (conhecido como prazo de locação) configurado no servidor, ou até que o cliente informe ao servidor que já não precisa do endereço. Desta forma, clientes recebem suas definições de configuração de forma dinâmica e por ordem de chegada. Quando um cliente DHCP não está mais na rede por um período especificado, a configuração expira e é liberada de volta para o conjunto de endereços para uso por outros clientes DHCP. Após o término do período de locação, o cliente deve renegociar a locação com o servidor para manter o uso do mesmo endereço.Atribuição automática
Usando este método, o DHCP atribui automaticamente um endereço IP permanente a um dispositivo, selecionando-o a partir de um conjunto de endereços disponíveis. Normalmente, o DHCP é usado para atribuir um endereço temporário a um cliente, mas um servidor DHCP pode permitir um tempo de locação infinito.Os dois últimos métodos podem ser considerados automáticos porque, em cada caso, o servidor DHCP atribui um endereço sem necessidade de intervenção adicional. A única diferença entre os dois métodos está no tempo de locação do endereço IP, por outras palavras, se o endereço de um cliente varia ao longo do tempo ou não.

Comentários