Sys Admin (ep. 02, parte 4) - SSH (Alteração da porta padrão)

Alterar a porta SSH padrão (da porta padrão 22 para uma porta aleatória) é uma medida de segurança comum entre técnicos de segurança cibernética e admnistradores de sistemas para reduzir a exposição a ataques automatizados.

Vamos a seguir trocar a porta de acesso ao serviço SSH. Nesta etapa, uma das coisas mais importantes que devemos nos certificar é em relação ao estado da nova porta, se está habilitada a nível do firewall e se não está a ser usada por um outro serviço, o que pode criar conflitos caso esteja. 
  

Vamos escolher uma porta aleatória que não seja nenhuma das portas em uso, conforme vista na imagem acima. Após escolher a porta, vamos até ao /etc/ssh/sshd_config alterar as configurações:
De #Port 22
Para Port 30050 
 
 

Até este momento, temos ainda o acesso remoto a maquina virtual porque o sistema ainda entende que o serviço SSH está a correr pela porta 22 embora já se alterou ao nível de configuração do serviço. Para o efeito da troca da porta, devemos reinicializar o serviço.
 
Mas antes mesmo de reiniciar o serviço, vamos adicionar a nova porta ao firewall usando o firewalld (iptables ou UFW) e informar ao SElinux que vamos usar uma nova porta. Sobre o SELinux, iremos abordar mais para frente.
 

Por questões de segurança, vamos adicionar uma regra para desabilitar a porta 22.
 

E por fim vamos aceder novamente a maquina virtual pela nova porta.
E nota-se que na primeira tentativa pela porta 22 não é possível a conexão remota, uma vez que esta foi desassociada do serviço e desabilitada. e sim na segunda tentativa pela nova porta, a conexão remota é feita com sucesso.
 

Comentários